Quais são as habilidades e qualidades necessárias para se tornar um Perito Judicial?

Nesta seção, falaremos sobre as diversas habilidades de perito judicial que alguém deve ter para se tornar um perito judicial. Um campo de carreira de especialista judicial exige que os indivíduos tenham uma certa quantidade de conhecimentos e habilidades.

Curso de Perícia Judicial

Pensamento crítico:  Uma das habilidades mais importantes de um especialista judicial que se deve ter é o pensamento crítico. À medida que se afastam da cena do crime após coletarem várias evidências, como amostras de sangue, impressões digitais e invólucros, eles são capazes de analisar os dados que coletam. Por meio de seu laboratório, os especialistas também podem avaliar as diversas evidências coletadas durante a cena do crime. Eles então apresentam uma imagem do que aconteceu no local. Eles também respondem a diversas perguntas relacionadas ao crime.

Atenção aos detalhes:  Além de serem capazes de identificar potenciais suspeitos, os Peritos Judiciais também precisam prestar atenção aos detalhes de seus casos. Isto inclui procurar sinais que possam estar escondidos, como armas e impressões digitais. Embora seja muito desafiador lidar com a cena do crime, os profissionais devem sempre manter o seu profissionalismo.

Habilidades de comunicação: As pessoas interessadas em se tornarem Peritos Judiciais devem ter as habilidades de comunicação especializadas judiciais necessárias para interagir efetivamente com outros profissionais durante uma investigação. Por exemplo, se um veneno for detectado num exame de sangue, o perito precisará falar com um toxicologista para determinar se a vítima foi afetada pela substância.