#FocaNoTrânsito: vai para a virada cultural? Não misture bebida e direção!

Aproveite o funcionamento ininterrupto do Metrô e dos trens da CPTM e deixe o carro em casa

Vai aproveitar os shows da Virada Cultural? No fim de semana em que centenas de atrações culturais estarão espalhadas pela cidade de São Paulo, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta os cidadãos sobre a importância de deixar o carro em casa e se divertir com segurança, sem misturar bebida e direção.

Na sexta-feira, 19/5, das 11 às 14h, o mascote da campanha #FocaNoTrânsito, realizada pelo Detran.SP durante o Maio Amarelo, vai estar na estação Sé do Metrô para interagir com os usuários e lembrar que os serviços do Metrô e da CPTM vão funcionar de forma ininterrupta durante o evento, que acontece em diferentes partes da cidade entre as 18h de sábado (20) e aos 18h de domingo (21).

Seja para quem vai ao Sambódromo do Anhembi, Chácara do Jockey ou para quem vai curtir as atrações espalhadas pelas ruas da cidade, a dica é a mesma: se beber, não dirija. O alerta é sempre válido – de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de substâncias alcoólicas antes de dirigir é um fator que pode ser associado diretamente ao envolvimento em acidentes de trânsito.

Não tem desculpa para não deixar o carro em casa. Durante todo o fim de semana, com exceção da Linha 15-Prata, as linhas operadas pelo Metrô irão funcionar sem pausas. A Linha 4-Amarela também adotará a medida. Com exceção de Luz e República, todas as estações estarão abertas durante a madrugada.

Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), os trens circularão sem interrupção das 4h de sábado até a 00h de domingo, com 30 minutos de intervalo. Todas as estações permanecerão abertas para o desembarque. Os cidadãos poderão fazer a integração com o Metrô nas estações Luz, Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás, Tamanduateí, Santo Amaro e Pinheiros.

Quem preferir também pode utilizar os serviços de táxi e motoristas de aplicativos à disposição em toda a cidade.

Lei Seca – O motorista flagrado dirigindo após consumir bebidas alcoólicas é multado em R$ 2.934,70 e notificado a responder processo de suspensão do direito de dirigir por um ano. Quem se recusa a fazer o teste do bafômetro recebe as mesmas penalidades. E, mesmo sem soprar o etilômetro, se o perito identificar alguma anormalidade durante o exame clínico, o cidadão pode responder também por crime de trânsito. A pena é de seis meses a três anos de prisão. Para quem faz o teste, o índice que corresponde a crime é superior a 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido.

Em 2016, somente o Detran.SP aplicou em todo o Estado 41.972 multas por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do bafômetro, 26% a mais do que a quantidade aplicada em 2015, de 33.237. Além do Departamento, as polícias rodoviárias estadual e federal também autuam por embriaguez ao volante.

Campanha #FocaNoTrânsito – dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito apontam que 94% dos acidentes com morte são causados por falha humana. Como o trânsito exige 100% de atenção, o Detran.SP realiza a campanha #FocaNoTrânsito, que integra as ações do Maio Amarelo, mês de conscientização sobre segurança no trânsito. Não por acaso o mascote da campanha, que integra as ações do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, é uma foca: porque quem #FocaNoTrânsito vai em segurança. A ação, desenvolvida em diversas cidades do Estado, conta com imagens do animal em várias situações no tráfego. Além disso, ”homens-foca” circulam por vários espaços públicos e privados.

“O objetivo da campanha é, de forma bem-humorada, convidar os cidadãos a adotar uma postura mais segura para reduzirmos o número de acidentes e mortes. O trânsito não é feito de veículos, e sim de vidas, que viram estatísticas na maioria das vezes por conta de falhas humanas”, alerta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

“O ser humano não deve ser o problema, mas a solução. Juntos, podemos tornar nossas ruas e estradas mais humanas e seguras”, diz Silvia Lisboa, coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Na maior parte das vezes, essas falhas podem ser corrigidas com atitudes muito simples: usar sempre o cinto de segurança, inclusive no banco de trás; nunca dirigir depois de beber; respeitar os limites de velocidade e não usar o celular enquanto você estiver ao volante ou atravessando a rua. Por semana, cada um desses temas será trabalhado —na primeira semana foi a vez do cinto. As ações estarão reunidas no site www.focanotransito.com.br.

Acompanhem a campanha pelas redes sociais do Detran.SP:

https://www.facebook.com/detransp
https://twitter.com/detransp
https://www.instagram.com/focanotransito/

DETRAN.SP:

O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Para obter mais informações sobre o papel do Detran.SP, clique neste link: http://bit.ly/2ptdw0r

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:

Portal – www.detran.sp.gov.br

Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de “Atendimento”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.