#FocaNoTrânsito: Detran.SP promove ações educativas em Americana

Iniciativa faz parte do Maio Amarelo e conta com parceria da prefeitura

Nesta segunda-feira, 15 de maio, a cidade de Americana recebe as atividades da campanha #FocaNoTrânsito, do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). Em parceria com a prefeitura, um pedágio educativo, com orientações e entrega de kits, é realizado em alguns pontos do município.

Até as 16h, a ação ocorre na avenida Brasil, em frente à prefeitura, com equipes do Detran.SP, da Guarda Municipal e do Tiro de Guerra de Americana. No local, o mascote da campanha alerta os motoristas sobre a importância de sempre estar atento no trânsito. Na Praça Fernando Costa, as atividades vão das 14h às 16h. A blitz educativa também foi realizada no Portal da Cidade, das 9h às 11h.

A iniciativa faz parte do Maio Amarelo, cor que remete à atenção e, por isso, foi adotada internacionalmente para representar o mês voltado à segurança no trânsito.

De acordo com dados do InfosigaSP, banco de dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, como imprudência e desatenção.

Campanha #FocaNoTrânsito – Como o trânsito exige 100% de atenção, não por acaso o mascote da campanha do Detran.SP em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é uma foca, porque quem #FocaNoTrânsito vai em segurança. A ação, desenvolvida em diversas cidades do Estado, conta com imagens do animal em várias situações no tráfego. Além disso, ”homens-foca” circulam por vários espaços públicos e privados.

“O objetivo da campanha é, de forma bem-humorada, convidar os cidadãos a adotar uma postura mais segura para reduzirmos o número de acidentes e mortes. O trânsito não é feito de veículos, e sim de vidas, que viram estatísticas na maioria das vezes por conta de falhas humanas”, alerta Maxwell.

“O ser humano não deve ser o problema, mas a solução. Juntos, podemos tornar nossas ruas e estradas mais humanas e seguras”, diz Silvia Lisboa, coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Na maior parte das vezes, essas falhas podem ser corrigidas com atitudes muito simples: usar sempre o cinto de segurança, inclusive no banco de trás; nunca dirigir depois de beber; respeitar os limites de velocidade e não usar o celular enquanto você estiver ao volante ou atravessando a rua. Por semana, cada um desses temas será trabalhado —na primeira semana foi a vez do cinto. As ações estarão reunidas no site www.focanotransito.com.br.

Acompanhem a campanha pelas redes sociais do Detran.SP:

https://www.facebook.com/detransp
https://twitter.com/detransp
https://www.instagram.com/focanotransito

 

DETRAN.SP:

O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Para obter mais informações sobre o papel do Detran.SP, clique neste link: http://scup.it/aanx.

 

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:

Portal – www.detran.sp.gov.br

Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de “Atendimento”.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Detran.SP

imprensadetran@sp.gov.br

(11) 3627-7348/7886/7467/7232/7353/7371/7345

Leave a Reply

Your email address will not be published.