#FocaNoTrânsito: Detran.SP promove ações educativas em São José dos Campos

Iniciativa faz parte do Maio Amarelo e conta com parceria da Prefeitura de São José

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, promove ações educativas entre esta quinta-feira (11) e sábado (13), das 10h às 22h, no Vale Sul Shopping (região sul).

A iniciativa faz parte da campanha #FocaNoTrânsito, desenvolvida durante o Maio Amarelo, cor que remete à atenção e, por isso, foi adotada internacionalmente para representar o mês voltado à segurança no trânsito.

De acordo com dados do InfosigaSP, banco de dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana. E uma das principais imprudências que levam aos acidentes fatais é a mistura de bebida e direção.

Por isso, o departamento fará, durante a ação, a demonstração do funcionamento do etilômetro, popularmente conhecido por bafômetro. Os frequentadores do shopping serão convidados a comer bombom de licor e a usar antisséptico bucal, por exemplo, e a fazer o teste do bafômetro. O objetivo é esclarecer os vários mitos que circulam na internet com relação à ingestão desses produtos. Ao final, os cidadãos recebem “bafômetros” descartáveis, além de material da campanha #FocaNoTrânsito, que busca reduzir o número de mortes no trânsito.

Os usuários podem simular, ainda, como os efeitos do álcool interferem na direção. A ProSimulador, empresa especializada em simulação de direção veicular,  disponibilizou um equipamento para que as pessoas vivenciem, em segurança, essa situação.

A Prefeitura de São José dos Campos também orienta sobre a importância do uso das cadeirinhas para o transporte de crianças com menos de 8 anos. Modelos adequados para cada idade estão expostos para esclarecer dúvidas sobre o uso correto dos dispositivos que garantem a segurança dos pequenos.

Já o Corpo de Bombeiros traz instruções para reanimação cardiopulmonar e demonstração dos equipamentos utilizados pela equipe no atendimento das ocorrências de acidentes de trânsito.

Além do Vale Sul Shopping, as intervenções educativas também serão realizadas em bares do Centro da cidade na noite desta sexta-feira (12), e na Sonaca Brasileira Aeronautica (Sobraer) no dia 22.

 

DETRAN.SP:

O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Para obter mais informações sobre o papel do Detran.SP, clique neste link: http://scup.it/aanx.

 

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:

Portal – www.detran.sp.gov.br

Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de “Atendimento”.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Detran.SP

imprensadetran@sp.gov.br

(11) 3627-7348/7886/7467/7232/7353/7371/7345

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.